Saltar para conteúdo Mapa do site

Novas curtas portuguesas | O dia mais curto

Novas curtas portuguesas | O dia mais curto

Horários e escolha de sessões

Escolha de sessões:

Data Hora
Dom 21 Dez 18:30

Outras informações

Público

M/12

Duração

75 min.

Ano

2025

Novas curtas portuguesas | O dia mais curto

Descrição

O Dia Mais Curto está de volta, com uma seleção divertida e inspiradora de curtas metragens.
Todos os anos, no dia 21 de dezembro, o hemisfério norte dá as boas-vindas ao inverno, marcado pela chegada do fenómeno astronómico do solstício de inverno. Este acontecimento único inspirou a criação de uma iniciativa que celebra o cinema de curta-metragem por todo o mundo: O Dia Mais Curto.
Esta grande festa do Cinema traz consigo uma série de sessões que terão lugar por todo o país, durante todo o mês de dezembro, com especial incidência no dia 21 de dezembro.

 

O programa “Novas Curtas Portuguesas” oferece a oportunidade de descobrir as vozes criativas de promissores cineastas, mergulhando nas histórias únicas que têm para partilhar.

Uma seleção de quatro curtas-metragens portuguesas estreadas recentemente. Entre animação, ficção e documentário, este programa traz-nos diferentes olhares de realizadores emergentes, que nos levam numa viagem por dramas familiares, histórias de adolescência e até à infância, uma sessão cheia de emoção e também humor.

 

RUI CARLOS
Margarida Paias
Portugal, 2025, FIC, 15′

Nos anos 80, num dia de verão, Rui Carlos e seus amigos Maranau e Tomané aproveitam o tempo livre no bairro, entre jogos de futebol e brincadeiras. Com as equipas formadas, o jogo começa, mas logo surgem as interrupções típicas: uma visita do cão Mascote, uma pausa para o lanche e novas brincadeiras. No entanto, quando a bola se fura, Rui Carlos é deixado sozinho para lidar com a responsabilidade e os desafios da vida adulta.

 

LA DURMIENTE
Maria Inês Gonçalves
Portugal/Espanha, 2025, DOC/FIC, 20′

Explora a história da infanta medieval D. Beatriz de Portugal (1373-1420) através da fabulação e do imaginário infantil. Tomando como cenário o Mosteiro de Sancti Spiritus em Toro, Espanha, onde jaz o sepulcro de D. Beatriz, um grupo de sete crianças encena e interpreta fragmentos da vida desta personagem apagada pela história, mas preponderante na crise dinástica portuguesa de 1383.

 

CÃO SOZINHO
Marta Reis Andrade
Portugal/França, 2025, ANI, 13′

A história real de um cão deixado ao abandono na sua própria casa, no tempo em que o meu avô começou a experienciar a sua viuvez e eu regressava de Londres, lugar onde me senti mais sozinha que nunca.

 

SOL MENOR
André Silva Santos
Portugal, 2025, FIC, 27′

Primavera. Uma sonata, uma carta, um ramo de flores. A paisagem de São João da Madeira, pequena cidade no norte de Portugal, é lentamente atravessada por um comboio. Samuel, 38 anos, dedica os seus dias ao trabalho como professor de flauta e aos rituais de luto pela viuvez de Luísa, com quem partilhava um quotidiano dedicado à música. Após uma visita do irmão, Samuel enfrenta um novo impasse na sua vida.