Estágio Técnica da Máscara
Formação Máscara NeutraHorários e escolha de sessões
Data | Hora |
---|---|
Sáb 20 Set | 10:00 |
Dom 21 Set | 10:00 |
Preço | Limitado a 12 pessoas, mediante inscrição. |
Este espetáculo não dispõe de vendas on-line
|
Outras informações
Público
M/16
Duração
12h (6h, dia 20 / 6h, dia 21)
Info
Formador: Filipe Crawford
Estágio Técnica da Máscara
Formação Máscara NeutraDescrição
No âmbito dos 30 anos de O Nariz Teatro e de ACASO Festival Internacional de Artes Performativas
O estágio a realizar nos dias 20 e 21 de setembro de 2025, compreende, no primeiro dia de formação, uma breve introdução teórica à Técnica da Máscara e exercícios práticos de preparação à arte da representação: trabalho do corpo e do movimento; o olhar, o gesto, a presença cénica; o trabalho dos coros da tragédia grega e Introdução à técnica da Improvisação. No segundo dia será apresentada a Máscara Neutra através de uma explicação teórica da sua história e utilização. Seguem-se exercícios práticos de introdução ao trabalho com esta máscara que compreende o teatro gestual, a mímica e a pantomima. O estágio finaliza com a realização de improvisações com a máscara neutra, que é a máscara base do trabalho teatral da técnica da máscara.
Material Necessário:
Os participantes deverão trazer roupa confortável de cor preta, sapatilhas ou ténis, e uma meia collant de mousse preta para usar na cabeça (como calote para a máscara).
O horário é das 10h às 13h e das 15h às 18h, em ambos os dias, podendo ser eventualmente alterado, desde que se mantenham as 6 horas diárias.
Nota Biográfica
Filipe Crawford introduziu a metodologia da Técnica da Máscara em Portugal em 1987, realizando os primeiros cursos na Fundação Calouste Gulbenkian. Discípulo de Mário González, Ariane Mnouchkine e Ferruccio Soleri, entre outros mestres do teatro de máscaras, fundou a companhia teatral Meia Preta com alunos seus em 1989. Em 1995 funda a FC Produções Teatrais e em 1997 nasce o projeto Escola da Máscara. Desde 1987 que os seus Cursos têm sido realizados nas principais escolas de teatro do país e também no estrangeiro, nos países de língua Lusófona e em Itália e Espanha. Em 2001 cria o Festival Internacional de Máscaras e Comediantes que, a par da apresentação de espetáculos do género, tem acolhido a realização de Estágios de Máscaras dirigidos por mestres de renome internacional. Ao longo da sua carreira encenou vários espetáculos de Commedia dell’Arte e de Máscaras para várias estruturas teatrais, sobretudo para aquelas que formou, como “A História do Tigre” de Dario Fo, prémio Garrett em 1991 e “Cenas da Commedia dell’Arte”, Meia Preta 1993, “O Teatro Cómico” de Goldoni, para a Filandorra, 1997, “As Desventuras de Isabella” de Flaminio Scala, 2004, “Arlequim, Servidor de Dois Amos” de Carlo Goldoni, 2005, “Otário Doing em Portugal”, de Filipe Crawford e Filipe Abranches, 2005, “A Idade do Ouro” criação colectiva, 2009, “Os Três Capitães” criação colectiva, 2011, “A Ilha dos Deuses” – criação colectiva, 2012, todos estes últimos para a FC Produções Teatrais e, em 2018, “A última noite do Capitão” de Felipe Cabezas.
CONTACTOS PARA INSCRIÇÕES OU INFORMAÇÕES: [email protected]