CURRENT 93 (Inglaterra)

EXTRAMURALHAS - IX FESTIVAL GÓTICO

Data Hora
Sáb 25 Ago 21:00
Público
M/6

CURRENT 93 (Inglaterra)

EXTRAMURALHAS - IX FESTIVAL GÓTICO

UMA DAS BANDAS MAIS FASCINANTES E PERSONALIZADAS DOS ÚLTIMOS 35 ANOS!

Os CURRENT 93, e suas editoras associadas, são um dos grupos mais influentes e imprevisíveis da música contemporânea, criando uma grande variedade de música, composições artísticas, pinturas e livros desde a sua formação inicial fundada em 1984 por David Tibet, juntamente com o falecido Jhonn Balance dos Coil e Fritz Haaman dos 23 Skidoo, em 1984. Nascido na Malásia em 1960, David criou um trabalho único, extremamente influente e poderoso – abrangendo a música, pintura, poesia e tradução. Tibet colaborou com artistas notáveis e idiossincráticos como Nick Cave, Antony Hegarty, Anohni, Tiny Tim, Rickie Lee Jones, Reinier van Houdt, Nick Blinko, Tony McPhee dos Groundhogs e Shirley Collins. Trabalhou extensivamente com Steven Stapleton dos Nurse With Wound, Michael Cashmore, Alasdair Roberts, Ben Chasny, Andrew Liles, James Blackshaw, Baby Dee e Jhonn Balance, dos Coil. Actualmente tem um projecto chamado HYPNOPAZŪZU com Youth, o produtor lendário e baixista dos Killing Joke.

Entre a ampla discografia dos Current 93 estão álbuns como Nature Unveiled, In Menstrual Night, Swastikas For Noddy, Thunder Perfect Mind, Of Ruine Or Some Blazing Starre, Soft Black Stars, The Inmost Light trilogy, Black Ships Ate The Sky, Aleph At Hallucinatory Mountain, BaalStorm—Sing Omega, HoneySuckle Æons, I Am The Last Of All The Field That Fell e The Moons At Your Door. O novo álbum de CURRENT 93 – cujo nome ainda não foi revelado – será lançado em Outubro de 2018. David e os seus CURRENT 93 já lançaram mais de 50 álbuns e singles, sendo que o seu mentor apareceu em gravações de muitos outros artistas, entre os quais, Skitliv e Æthenor. Por altura da edição do seu primeiro livro de pinturas, Some Gnostic Cartoons, as suas obras puderam ser apreciadas em exposições individuais em locais de renome como White Columns em Nova Iorque e Isis Gallery de Londres. Em março de 2019 terá lugar, na Begovich Gallery, da Universidade Estadual da Califórnia, uma ampla exposição das suas pinturas onde um extenso catálogo, amplamente ilustrado, será também editado. O seu mais recente livro de pinturas – I Arose As Aleph, The Speller, The Killer – foi publicado em 2013 com um 12” dos C93.

Os CURRENT 93 já se apresentaram ao vivo em fascinantes teatros, igrejas, jardins e parques por todo mundo. Em Londres, estiveram no South Bank’s Queen Elizabeth Hall, no Union Chapel e esgotaram duas noites no HMV Fórum. Em Inglaterra, tocaram em locais tão idiossincráticos como Chislehurst’s Hell Fire Caves ou na Igreja de St. John the Baptist, em Glastonbury. Actuaram, amiúde, no Volksbühne em Berlim e, recentemente, estiveram no Apostel Paulus Kirche da mesma cidade. David e os CURRENT 93 também foram curadores de noites no festival Primavera de Barcelona, no festival Donau em Krems e no festival RoadBurn em Tilburg. Nos EUA foram convidados diversas vezes a aparecer em sítios tão ilustres como o Great American Music Hall, em São Francisco e a entoar o canto Hosannas na Orensanz Foundation Synagogue. Em Outubro, os CURRENT 93 apresentam o seu novo trabalho no Shepherd’s Bush, em Londres. O line up actual, para além de David Tibet, inclui a pianista clássica Reinier van Houdt, o guitarrista e cantor Alasdair Roberts, a violinista Aloma Ruiz Boada, Michael York nos sopros, Jack Barnett dos These New Puritans e o “Electric BaalStorm” Andrew Liles.

Fundador das editoras discográficas Maldoror, Durtro, Coptic Cat e The Spheres, David foi também responsável pelas editoras literárias Ghost Story Press, Durtro Press, Coptic Cat, Pressione e The Spheres, no qual publicou cerca de 50 livros, incluindo, entre outros, títulos do escritor de terror seminal Thomas Ligotti (com quem também trabalhou em álbuns de C93 / Thomas Ligotti), assim como do “decadente” Count Stenbock. Muitos destes trabalhos foram publicados por David Tibet pela primeira vez. Uma antologia de Count Stenbock – Of Kings And Things – com os trabalhos favoritos de David Tibet será editada pela Strange Attractor em maio de 2018. The Moons At Your Door, uma antologia das histórias sobrenaturais que mais influenciaram David e o seu trabalho, foi publicada pela Strange Attractor em 2016, e um segundo volume, There Is A GraveYard That Dwells In Man, será publicado em 2018. O escritos de David Tibet, reunidos no volume Sing Omega, foram publicados em 2014. Por tudo isto, pela produção ímpar, personalizada e inimitável de David Tibet e dos CURRENT 93 será para a Fade In e para o nosso festival uma honra e um orgulho enorme tê-lo(s) entre nós. Para além de histórico será, com toda a certeza, inesquecível.

 

RIYL: Current 93

TAGS: Current 93

. SPOTIFY .
. BANDCAMP .

FESTIVAL EXTRAMURALHAS 2018 – RESTANTES INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO AQUI:

www.fadeinfestival.com