Van Gogh – Entre o trigo e o Céu

Ciclo A GRANDE ARTE NO CINEMA

Data Hora
Sex 20 Dez 21:30
Realizador
Giovanni Piscaglia
Actores
Valeria Bruni Tedeschi
Público
M/12
Duração
70 min.
Género
Biografia, Documentário
Distribuição
Festa do cinema Italiano
Ano
2019
Origem
Itália

Van Gogh – Entre o trigo e o Céu

Ciclo A GRANDE ARTE NO CINEMA

Um novo olhar sobre Van Gogh através do legado da maior colecionadora do artista holandês, Helene Kröller-Müller (1869-1939) que, no início do século XX, acabou por comprar quase 300 das suas obras, pinturas e desenhos incluídos.

Esta é a história da ligação espiritual entre duas pessoas que nunca se conheceram durante o seu período de vida (Helene Kröller-Müller tinha 21 anos quando Van Gogh morreu em 1890), mas que partilharam a mesma atração pelo Absoluto, a mesma procura descomprometida pela dimensão artística pura e religiosa. Duas pessoas com mundos internos dominados pela ansiedade e o tormento, que ambos puseram em palavras através da escrita de um vasto número de cartas que em si eram obras extremamente elaboradas de literatura: fontes indispensáveis de informação histórica e ponto recorrente na narração do documentário.

A acompanhar toda a história está a atriz Valeria Bruni Tedeschi, filmada na Igreja de Auvers-sur-Oise, que Van Gogh pintou apenas umas semanas antes de cometer suicídio num campo de trigo próximo.