Sofia

19.ª Festa do Cinema Francês

Data Hora
Qua 07 Nov 18:30
Realizador
Meryem Benm'Barek
Actores
Maha Alemi, Lubna Azabal, Sarah Perles, Faouzi Bensaidi
Público
M/12
Duração
1h
Género
Drama
Ano
2018

Sofia

19.ª Festa do Cinema Francês

Sofia mora com os seus pais num modesto apartamento em Casablanca. Durante a refeição com a sua família, começa a sofrer de fortes dores abdominais. A sua prima Kenza, uma estudante de medicina, apercebe-se da situação: Sofia está prestes a dar à luz. Alegando que Sofia tinha comido demais, as duas mulheres correm para o hospital. Embora reticente, a equipa concorda em hospitalizar Sofia desde que forneça a sua certidão de casamento antes da manhã seguinte; caso contrário, eles terão que alertar as autoridades. Após o parto de Sofia, ela e Kenza saem imediatamente do hospital à procura do pai da criança.

Presença em festivais

Festival de Cannes – Un Certain Regard, 2018

A realizadora

Meryem Benm’Barek nasceu em 1984 em Rabat, Marrocos. Estudou árabe no Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais em Paris antes de entrar em 2010 no INSAS em Bruxelas para estudar realização. Realizou cinco curtas-metragens, incluindo NOR em 2013 e JENNAH em 2014, esta última tendo sido selecionada em vários festivais internacionais.

Ela também trabalhou em design de som e expôs no Museu Victoria and Albert, em Londres.

SOFIA é a sua primeiro longa-metragem, pela qual foi recompensada pela Fundação Gan e pelo Instituto de Cinema de Doha.

Sobre o filme

Um argumento cru e cheio de nuances que denuncia uma sociedade através da história de uma jovem mulher que dá à luz ilegitimamente, fora de uma união matrimonial. Variety (Jay Weissberg)