Orquestra Jazz de Leiria + Camané

CONCERTO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DO MUSEU DE LEIRIA

Data Hora
Qua 15 Nov 21:30
Público
M/6
Músicos
José António Lopes, Ivan Silvestre (sax alto); Vítor Lopes, João Cunha (sax tenor); Bruno Homem (sax barítono);
Diogo Pedro, André Rocha, Cláudio Pinheiro, João Ferreira (trompetes);
Nuno Carreira, Rui Correia, Jaime Pascoal (trombones); Daniel Marques (tuba);
Paulo Santo (vibrafone); Adelino Oliveira (guitarra); Pedro Nobre (piano); Diogo Dias (contrabaixo); João Maneta (bateria)
Direção Artística - César Cardoso
Convidado: Camané

Orquestra Jazz de Leiria + Camané

CONCERTO COMEMORATIVO DO CENTENÁRIO DO MUSEU DE LEIRIA

A Orquestra Jazz de Leiria surgiu em Fevereiro de 2011, um projecto da autoria do músico César Cardoso, cujo o objectivo foi criar uma formação de qualidade que reunisse os músicos da região que se dedicassem à prática de este estilo de música.

Desde o início esta iniciativa foi bem recebida pela Câmara Municipal de Leiria com a qual estabeleceu um protocolo que visa a cedência do Teatro Miguel Franco para acolher os seus ensaios.

O repertório engloba desde os clássicos de Count Basie, Duke Ellington, Thad Jones, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, a compositores contemporâneos como Mário Laginha, Bob Brookmeyer, Maria Schneider, Bob Mintzer, Perico Sambeat, Claus Nymark, Filipe Melo, Tomás Pimentel, entre outros. As colaborações com convidados revelaram-se muito bem recebidas pelo público, concertos que contaram com a participação de Vânia Fernandes, David Fonseca, Maria João, Herman José, Luísa Sobral, Áurea, Tiago Bettencourt, Pedro Abrunhosa e Ana Bacalhau, com arranjos da autoria de membros da orquestra.

A sua presença vai mais além, envolvendo-se regularmente em concertos de iniciativa própria, de cariz social e de outras entidades, como a Gala “Cenoura na calçada” a favor da causa do João Silva, o já conhecido “Há música na cidade” e o festival “A Arte da Big Band” que reúne anualmente em Lisboa, formações do género de toda a Europa.

Para este concerto, a OJL tem o prazer de convidar Camané uma referência do panorama musical português e que dispensa apresentações e conta já com vários discos.

O repertório para este espetáculo passará por temas de Fado celebrizados pelo próprio, e alguns standards do Jazz, estilo com o qual Camané se identifica e que já cantou no passado. Para este espectáculo serão feitos arranjos específicos e originais para a OJL por membros da orquestra como vem sendo hábito para cada concerto.

Concerto inédito a não perder.

A direção artística estará a cargo de César Cardoso.