O Lago dos Cisnes

Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez

Data Hora
Qui 29 Abr 19:30
Público
M/6
Duração
2h15m
Info
Coreografia: Marius Petipa, Lev Ivanov
Música: Piotr Ilitch Tchaikovski
Encenação: Maina Gielgud
Figurinos: BalletShop e Judite Matinho
Projeção e Luzes: Enrique Perez-Cancio e André Pina
Elenco: Alunos do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez

O Lago dos Cisnes

Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez

Nesta nova produção de Maina Gielgud do bailado O Lago dos Cisnes, a história passa-se durante o sono do Príncipe Siegfried.

Siegfried é apaixonado por uma bela plebeia, de seu nome Odette, mas teme a desaprovação da relação por parte de sua mãe, a Rainha. No seu sonho, a Rainha explica-lhe todas as razões da não aprovação da relação de Siegfried com Odette, ajudada pelo Chanceler, um homem malvado, que amaldiçoa Odette transformando-a num Cisne Branco à luz do dia que retorna à sua aparência humana durante a noite, sempre vigiada por Rothbart, uma ave de rapina, e que só poderá recuperar a sua forma humana para sempre se um homem se apaixonar por ela e jurar casar-se com ela.

O sonho continua com o Aniversário do Príncipe, onde este é recordado pela Rainha que está na idade de casar, ideia que não agrada Siegfried. Entre os presentes, o Chanceler oferece uma besta, para que este vá com Benno, seu melhor amigo, caçar cisnes, com o intuito de eliminar Odette, pois tem intenções de o casar com sua filha, Odile.

Durante a caça, o Príncipe encontra Odette irreconhecível na sua forma semi-humana, quando esta lhe conta estar amaldiçoada. Siegfried começa a reconhecê-la e jura-lhe todo o seu amor. No entanto, com o amanhecer, Odette regressa à sua forma de cisne perante o Príncipe.

No Palácio realiza-se um baile que celebra o noivado do Príncipe. Quatro princesas provenientes de Espanha, Hungria, Itália e Rússia foram convidadas para que Siegfried eleja a sua prometida, ao que ele se recusa. Outra convidada é anunciada, Odile, filha do Chanceler, parecida com Odette, que seduz Siegfried e fá-lo cair na armadilha ao jurar casar-se com ela. Odette aparece, em forma de Cisne, o Príncipe apercebe-se do erro que cometera, mas é tarde de mais. Siegfried foge do Palácio desesperado em direção ao lago em busca de Odette.

No lago, todos os cisnes se questionam o que haveria acontecido com a sua rainha, Odette, que regressa perturbada e lhes conta sobre a traição do Príncipe. Rothbart invoca uma tempestade, todos dispersam, até à chegada do inconsolável Siegfried que repete a Odette as suas desculpas vezes sem conta. Ela diz-lhe que sempre o amará apesar da maldição que agora se manterá para sempre. Rothbart ordena que Odette mergulhe para a morte e Siegfried, fora de si, vai atrás dela. Os cisnes revoltam-se contra Rothbart e mergulham-no no lago.

De volta à realidade, Siegfried continua a dormir no seu sofá. Odette chega e, vendo-o ali, decide acordá-lo. Aos poucos, ele apercebe-se que tudo não passou de um pesadelo e que ele e Odette poderão ficar juntos e felizes para sempre.