Nuno Costa Septeto

“Cenas de uma Vida no Bosque”

Data Hora
Sex 15 Jul 21:30
Público
M/6
Autor/Promotor
AJL – Associação de Jazz de Leiria

Nuno Costa Septeto

“Cenas de uma Vida no Bosque”

Cenas de Uma Vida no Bosque, editado pela Ar Líquido, é o 6º disco do guitarrista enquanto líder e o mote para uma suite composta por cinco andamentos, desenvolvidos durante a investigação para a sua tese de doutoramento intitulada A Guitarra Jazz em Portugal (1940-1990). À parte da ligação académica, o músico procura essencialmente dar continuidade aos seus trabalhos anteriores, desta feita com um álbum no qual se apropria do jazz e alia a escrita à improvisação. Há o objetivo claro de envolver a improvisação na própria composição e de desenvolver a música como um todo. As diferentes secções dentro de cada peça, escritas ou improvisadas, conduzem-se mutuamente. Uma abordagem musical sincrética e simultaneamente particular, na qual se torna possível identificar vários universos estéticos, como aqueles conotados com o jazz, com a música clássica europeia, com a pop e até com a música popular portuguesa.

Mais do que evidenciar uma hipotética portugalidade ou reivindicar uma das muitas possibilidades que o jazz enquanto género musical acarreta, estas peças foram escritas por forma a enfatizar a musicalidade e a individualidade dos seus intérpretes.

Este disco foi gravado por um septeto que reúne alguns dos mais conceituados músicos nacionais, constituído por Rita Maria na voz, Luís Cunha no trompete, César Cardoso no saxofone, Óscar Graça no piano e teclados, André Rosinha no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria. Músicos cujos infindáveis recursos artísticos permitiram-lhes tornar-se parte ativa das composições, da sua condução e do desenlace.